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Que valem os conhecimentos sem o HUMANISMO?

“Fazer da mente um cérebro eletrônico é funcionar maquinalmente. Atividade de acumular é um obstáculo à compreensão do REAL. Deve ela atuar como inteligência, e não como um banco de dados.” (J.Krishnamurti)


É importante lembrar que nem mesmo os eminentes Biólogos sabem definir o que é VIDA e afirmam conhecê-la apenas através de suas manifestações (crescimento, respiração, etc.)


Nós não somos donos da vida e sim ELA é dona de nós mesmos.


Como afirma Einstein:


“Admiro a eternidade da vida“, acrescentam-se aqui as palavras de chefe dos índios “peles-vermelhas“ de Seattle:

“O homem não teceu a malha da vida, é apenas um fio dentro dela. O que acontece à Terra acontece aos filhos da Terra” e mais ainda, durante a 2ª Guerra Mundial, Linus Pauling afirmara:

“O homem deve declarar a guerra contra o sofrimento humano e não contra os humanos”. “ No more war “. “Stop atomic Researches“.


Dos aforismos acima podemos perceber que apenas o acúmulo de conhecimentos não leva à ARTE DE VIVER e sim tornando o homem à insensibilidade, vivendo apenas em função do seu próprio EGO, sendo portanto, o próprio mundo caótico.


Muitas vezes, recebemos crianças biologicamente sadias, porém, não falam, não ouvem, não vêem, não se percebem, irritam-se, angustiam-se, frustram-se, isolam-se e outros fatos mais. Não acham que tudo isso é de nossa responsabilidade, ou falta algo mais além de transmissão dos conhecimentos?


Cumpre portanto, à Educação a ARTE DE VIVER, não mero acúmulo de cognitivos. Destarte, o que é ARTE DE VIVER?


É claro que para tal é importante desde criança estimular à sensibilidade a si próprio (“auto percepção” e ao mundo que a cerca, crescendo consciente, capaz de amar apaixonadamente a VIDA).


Utilizamos todos os meios, debates com professores, auto análises em grupo, levando os jovens aos diferentes ambientes, sentir a beleza de diferentes gamas de flores, seus aromas, do novo ar e renascer a todo instante e sempre chamando a auto-percepção de onde surge o auto conhecimento, iniciando o cultivo de sabedoria.


Temos frisado por várias vezes que sendo portador de mente tranqüila, aprender Física, Matemática, etc. É uma mera conseqüência e vai ocupar um lugar, onde não interfere na ARTE DE VIVER. Lembramos que a UNESCO cogita em criar a nova disciplina: Pedagogia de Auto Conhecimento – Como uma solução educacional no mundo caótico, no século XXI.

Zenkiti Itokazu

“Seja verdadeiramente Sábio ou Ignorante total. Falso sábio é perigoso“.

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